museu2O Museu de Alhandra - Casa Dr. Sousa Martins situado junto à na zona ribeirinha de Alhandra, em frente ao rio Tejo.

Propriedade de Junta de Freguesia, este Museu ocupa a antiga casa do médico e farmacêutico Dr. José Tomás de Sousa Martins.

Inaugurado em 1985, este museu apresenta um vasto espólio ligado a este conhecido médico, farmacêutico e professor, cujo historial é transmitido através da exposição de documentos, livros, quadros, fotografias, instrumentos de trabalho, objetos de uso quotidiano e coleções particulares.

O Museu possui ainda um espaço dedicado a exposições temporárias e colóquios, na Galeria Augusto Bértholo.

O espaço dispõe ainda de uma pequena biblioteca especializada em história e património local.

 

Dr Sousa MartinsJosé Tomás de Sousa Martins

(7 de Março de 1843 - 18 de Agosto de 1897)

Nasceu em Alhandra, foi médico e professor catedrático da Escola-Cirúrgica de Lisboa, antecessora da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Formado em Farmácia e Medicina, trabalhou de forma intensa e, na maioria dos casos, gratuitamente, sobretudo no combate à tuberculos.

Orador brilhante, dotado de humor e inteligência, homem de actividade inesgotável e praticante incansável da caridade junto aos mais desfavorecidos, exerceu uma forte influência sobre os colegas de profissão, os alunos e os pacientes que tratou. Esta influência metamorfoseou-se e perpetuou-se no tempo, tendo a figura de Sousa Martins assumido contornos de santo laico, num culto actual, bem visível nos ex-votos colocados em torno da sua estátua no Campo de Santana, em Lisboa, e no cemitério de Alhandra, onde está sepultado.

Foi sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa.

 

Dr. Sousa Martins - Obras publicadas

O Pneumogástrico, os Antinomiais, a Pneumonia - Memória apresentada à Academia Real das Ciências de Lisboa, Tipografia da Academia Real das Ciências de Lisboa, Lisboa, 1867. A Patogenia Vista à Luz dos Actos Reflexos, Tese de Concurso, Tipografia Universal, Lisboa, 1868. Patogenia e Célula, 1868. Relatório dos Trabalhos da Conferência Sanitária Internacional reunida em Viena em 1874, apresentado pelo delegado português a essa conferência J. T. Sousa Martins, Imprensa Nacional, Lisboa, 1874. Relatório dos Trabalhos da Conferência Sanitária Internacional, reunida em Viena, em 1874, Imprensa Nacional, Lisboa, 1874. A Medicina Legal no Processo Joana Pereira, Resposta a uma consulta, Imprensa da Universidade, Coimbra,1878. A Febre Amarela Importada pela Barca "Imogene", Tipografia Portuguesa, Lisboa, 1879. Os Typhos de Setúbal, Relatório sobre a Memória acerca dos typhos de Setúbal do Sr. Dr. Francisco Ayres do Soveral e Parecer sobre essa memória por Sousa Martins, Imprensa Nacional, Lisboa, 1881. "Movimentos Pupilares Post-Mortem e Intra-Vitam", in Revista de Neurologia e Psychiatria, Lisboa, 1888. A Tuberculose Pulmonar e o Clima de Altitude da Serra da Estrela, Imprensa Nacional, Lisboa, 1890. Costumes da Ocidental Praia - Evolução de uma Lei no Período Metafísico, Físico e Moral (publicado sob o pseudónimo de Zehobb Cêrvador), Tip. da Companhia Nacional Editora, Lisboa, 1890. Discurso pronunciado na inauguração do Mausoléu Sobral na Cidade da Guarda, Tipografia da Companhia Nacional Editora, Lisboa, 1894. Comemoração de Louis Pasteur, Discurso feito na Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, Tipografia Castro Irmão, Lisboa, 1895.

Localização

 

 

Aberto de Quarta a Domingo

Horário: 9h30 às 12h30 -14h00 às 17h00
Contactos

0
0
0
s2sdefault