Igreja Matriz de São Marcos

igreja de se3o marcos2A Igreja Matriz de São Marcos (mais conhecida por Igreja de São Marcos), apresenta características setecentistas, situada na Calhandriz, é a única Igreja da freguesia.

Desconhece-se a sua data original de construção, sabendo-se apenas que foi reconstruída após o terramoto de 1755.

Não se conhece a data original da sua construção, existindo vestígios de uma construção romana (lápide trabalhada do período Romano) que terá existido no local onde hoje se ergue a Igreja, no seu interior subsistem várias peças da reconstrução. Desde logo a imagem de S. Marcos Padroeiro da Freguesia e uma tela com a figura da Nossa Senhora da Assunção ambas do Séc XVIII. O altar-mor é revestido a talha dourada e policromada.

No ano de 1755, após o grande terramoto que devastou a cidade de Lisboa e as regiões circundantes (como o Vale da Calhandriz), iniciou-se a reconstrução da Igreja de S. Marcos.

Entre os anos de 2001 e 2002 o templo foi alvo de obras de recuperação, promovidas pela paróquia local.

 

Fortalezas das Linhas de Torres

ltorresNa freguesia, existem cinco fortes militares pertencentes às defesas das Linhas de Torres Vedras, que defenderam a cidade de Lisboa durante as Invasões Francesas. Calhandriz é a freguesia, de Vila Franca de Xira, que inclui o maior número de estruturas fortificadas pertencentes às Linhas de Torres Vedras (edificadas entre 1809 e 1812).

Das fortificações existentes destacamos, o Reduto Novo da Costa da Freira, oReduto Novo da Serra do Formoso e os Fortes n.º 1 e n.º 2, que se encontram em bom estado de conservação. Existe ainda o Forte n.º 3 que se encontra em ruínas.


0
0
0
s2sdefault