Freguesia de Alhandra
Executivo
Informações Uteis
História de Alhandra
Eventos Feiras
Eventos Festas
Museu Alhandra
Igrejas e Capelas
Gastronomia de Alhandra
Colectividades
História de São João dos Montes
Template B
São João dos Montes
Gastronomia S.João dos Montes
S.João dos Montes
Calhandriz
História da Calhandriz
Calhandriz
Calhandriz
Gastronomia Calhandriz
Colectividades Calhandriz
Contactos

Uma União com História

IGREJAS E CAPELAS

Igreja Matriz de São João Baptista

 A primitiva igreja matriz, foi fundada pelo cardeal D. Henrique, em 1558, sendo considerada um templo majestoso pela sua qualidade artística e pela proeminência da sua implantação, dado situar-se cerca de 200 metros acima da vila. Em 1887, sofreu um violento incêndio, pelo que foi totalmente reconstruída. Possui uma arquitetura de linhas extremamente simples, depurada de elementos decorativos. Contudo, no seu interior, compreende um espólio de arte sacra dos séculos XVII e XVIII, de grande qualidade plástica, sendo alguns objetos da primitiva igreja e outros provenientes de igrejas de Lisboa.

Igreja de Nossa Senhora da Guia

Este edifício de planta retangular apresenta, ao nível do seu interior, como motivos de interesse, os dois baldaquinos em talha dourada e pintada que albergam as figuras de Nossa Senhora da Conceição e de Cristo crucificado - na nave - e os lambris azulejares de tapete seiscentistas que revestem os muros laterais - na zona da capela-mor.

Capela de Nossa Senhora da Conceição do Portal

Nela se destaca o retábulo de madeira entalhada dourada e pintada, com nicho a albergar a figura de Nossa Senhora da Conceição inscrito em arco quebrado superiormente articulado com cornija sobrepujada por 2 anjos tenentes em madeira

  

Capela de Nossa Senhor de Fatima